busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
30/08/2010 16:16:12 - Atualizado em 30/08/2010 16:21:02 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

CRMV discute temas que desafiam a Veterinária e a Zootecnia

As novas biotecnologias, em alguns casos polêmicas, foram apresentadas aos Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) na edição 2010 da Câmara Nacional de Presidentes. O evento foi realizado em Belo Horizonte, MG, nos dias 23 e 24 de agosto. O objetivo é levar informação atualizada sobre os desafios da Medicina Veterinária e Zootecnia.

“Temos que estar atentos ao que está a nossa volta, não podemos ficar restritos apenas aos aspectos científicos da profissão. Temos responsabilidade pela pecuária nacional e também pela saúde do ser humano. Tudo o que veremos nestes dois dias tem o envolvimento decisivo do Médico Veterinário e do Zootecnista”, comentou o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda na abertura do evento.

Com uma apresentação detalhada, Felipe Pohl de Souza (foto), professor da Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), explicou que a transgenia em animais será o novo campo de atuação dos Médicos Veterinários. “Ainda não temos iniciativas comerciais como nos vegetais transgênicos, mas em pouco tempo a tecnologia também estará disponível para animais”, diz e cita como exemplo a comercialização dos marcadores moleculares para bovinos.

Ele explica que animais transgênicos são produzidos para introdução de características de importância econômica de forma mais ágil se comparado com o melhoramento convencional. Como exemplo, o professor citou o salmão transgênico que cresce três vezes mais rápido do que o salmão convencional. Souza também lembrou que a transgenia é importante para o estudo de expressão e regulação gênica e para uso em modelos para estudos de doenças.

De maior interesse, pelo benefício na espécie humana, há a transgenia para a produção de animais biorreatores. Segundo Souza, esta é a finalidade que apresenta pesquisas mais avançadas. Com vários exemplos, o pesquisador explicou que animais biorreatores são interessantes para a produção de substâncias farmacologicamente ativas ou como doadores de órgãos.

A sintetização de substância pode ser feita a partir de modificações na produção do leite, urina, sangue ou plasma seminal. “Os processos de purificação ainda não estão muito eficientes”, justificou o pesquisador sobre as linhas de pesquisa em desenvolvimento.

Sobre a produção de órgãos de animais para humanos, o professor do Paraná comentou que esta ainda é uma atividade polêmica, mas que estudos são feitos principalmente com suínos, já que o tamanho dos órgãos se assemelha ao de seres humanos.

Sustentabilidade – O primeiro dia de palestras também apresentou alternativas para uso, com eficiência, dos recursos da propriedade. Os recursos evidenciados foram água, energia, dejetos, químicos e genética animal. A apresentação foi feita por Evandro Luiz Schilling, da GEA Farm Thechnologies do Brasil.

Ele exemplificou as tecnologias com projetos variados que investem em alternativas sustentáveis e enfatizou que o desafio atual do produtor está em aumentar o faturamento com a mesma capacidade instalada, porém, com eficiência de mão-de-obra, melhor conforto animal e respeito às regras ambientais. Para Schilling, este é um campo de atuação que Médicos Veterinários e Zootecnistas precisam se conscientizar para que possam iniciar os trabalhos e orientar os produtores.

O dia se encerrou com a apresentação didática e esclarecedora sobre os perigos da degradação e desertificação do meio ambiente. Em sua apresentação, o Engenheiro Agrônomo, Albericio Pereira de Andrade, do Instituto Nacional do Semiárido comentou que a preocupação com o processo de desertificação afeta todas as profissões. Ele diz que é preciso conhecer suas causas e aplicar ações pertinentes para o ambiente de cada região. 

 

Assessoria de Comunicação CFMV


TAGS Produção


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.