busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
23/08/2010 14:36:46 - Atualizado em 23/08/2010 14:37:40 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Plantio da canola cresce no sul do Brasil

Interesse de indústrias, principalmente na produção de biodiesel, tem atraído produtores

O plantio da canola tem se tornado uma alternativa na safra de inverno no sul do Brasil. No Paraná, agricultores decidiram apostar na cultura. Segundo o Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura, houve um aumento de 103% na área plantada com canola.

Mas o Rio Grande do Sul não fica atrás. Dados do último informativo conjuntural da Emater mostram que, na metade norte, onde se encontra a totalidade da área comercial da canola, a lavoura se encontra em plena floração e com boa sanidade até o momento. A estimativa é de que cerca de 23 mil hectares da cultura estão sendo cultivados nos três Estados do sul.

O agrônomo da Emater, Athaídes Jacobsen, afirma que o interesse das indústrias, principalmente para a produção de biodiesel, ajuda a fomentar a cultura.

 - Temos um fator importantíssimo que é a indústria interessada em adquirir este grão e estabelecendo contratos com os produtores na hora da semeadura. Então o produtor que planta tem o mercado garantido e uma definição para parte da produção, pelo menos naquele volume necessário para cobrir as despesas de custeio - afirma Jacobsen.

O produtor de Ernestina, Ivanor Kuhn, não conhecia a cultura. Ele usava a área com plantação de trigo. Hoje ocupa

34 hectares com a canola. O produtor não se arrepende da escolha, e afirma que é uma garantia certa de renda.

 - A gente não tinha outra opção, porque canola eu não conhecia. Aí eu plantava trigo ou aveia. Só que não recebi pelo trigo que eu plantei. Então eu pensei que trigo não dá mais, vou ter que ir para outro lado. Aí fiz uma parceria com uma empresa de biodiesel e firmamos um contrato. E a canola é uma planta garantida, no momento que fizemos o contato eu fechei o contrato com a empresa. Tudo com preço garantido e mercado garantido - ressalta o produtor.

Fonte: Canal Rural


TAGS Aftosa no norte do Brasil


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.