busca
| | |




Você está em
autor Associação Dos
11/08/2010 09:16:23 - Atualizado em 11/08/2010 09:16:23 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Raça brahman terá banco de germoplasma exclusivo

Em breve, a raça Brahman passará a contar com um mecanismo específico para conservação de material genético. A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) está iniciando um trabalho que resultará na formação de um banco de germoplasma com material genético de touros Brahman.
Este tipo de banco, nada mais é do que uma unidade conservadora de material genético para uso imediato ou com potencial de uso futuro. O banco de germoplasma da raça Brahman será formado com o sêmen de touros participantes do PROBRAHMAN (PROGRAMA BRAHMAN DE AVALIAÇÃO DE TOUROS), que irá avaliar através de um teste de progênie o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.
O programa prevê a coleta de 350 doses de cada touro participante. Destas, 300 doses serão utilizadas em rebanhos colaboradores do programa para coleta de dados, enquanto outras 50 doses serão estocadas no banco de germoplasma, que ficará sob supervisão da Associação. “A formação deste banco de germoplasma é importante, principalmente, para conservar alguns genes diferenciados que futuramente poderão ser essenciais na manutenção da variabilidade genética do rebanho Brahman do país. Posteriormente, a intenção da associação é desenvolver parceria com entidades de pesquisa renomadas para a geração de pesquisas com este material genético.”, esclarece Lydio Cosac de Faria, diretor executivo da ACBB.
 
Touros participantes
A ACBB e a Alta Genetics já divulgaram a lista com os nomes dos touros escolhidos para participar da primeira bateria do PROBRAHMAN. A lista reúne touros de renomados criatórios de Brahman do Brasil, selecionados pelo Comitê Técnico do programa, formado pelos conselheiros Técnicos da ACBB Fábio Miziara e Mario Carpena, o diretor executivo da associação Lydio Cosac de Faria e por Luis Alfredo Garcia Deragon, gerente da Central Alta Genetics.
A Agropecuária Leopoldino, destaque no ranking da ACBB 2009/2010, participará com o touro Azau da Canaã. O criador Aldo Silva Valente Junior, participará com três touros: Mr. Uber POI 153 (Natural), Big Mac e Mr. Uber POI 336. Já a criadora Mary Lúcia Gomes Cardoso disponibilizou o touro MR. BR 77 133 FIV. Os criadores Miguel de Paula Xavier Neto e Osvaldino Xavier de Oliveira, participarão do programa com os touros MR. BR 77 0096 FIV e MR. OXOX FIV 894, respectivamente. O Grupo IMA, tradicional criatório de Brahman do Mato Grosso, participará com três animais: MR. IMA POI 5, MR. IMA POI FIV 78 e GES HOUSTON 1048. 
Outro criatório importante da raça, a Querença, também disponibilizou três touros para serem avaliados. São eles: MR. Querença 3000, MR. Querença 3034 e MR. Querença 2945. O touro MR. Querença 2345, do pecuarista Zaca Shneider, também foi inscrito no programa, assim como dois touros da Casa Branca Agropastoril: CABR EIK 1151 e CABR MR Espirit 1140. 
Do criatório da fazenda Continental, do pecuarista Bruno Jacintho, foram inscritos GOOD Brahmania 1068 e GOOD Brahmania 967, enquanto do criatório do criador Yuri Semansky Engler foi inscrito o Touro Mr. Br. 77 Onassis 97 FIV. Também participarão do programa animal do criatório do pecuarista Wilson Roberto Rodrigues com o touro Mr. WRS 115.
O programa será desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal e Botucatu, e será o primeiro teste de progênie de touros Brahman, cujo objetivo principal é avaliar touros jovens, a partir do desempenho produtivo e reprodutivo dos seus filhos.
O teste de progênie em touros da raça Brahman fornecerá informações valiosas a serem utilizadas na seleção de reprodutores de qualidade superior. A partir destes resultados, a Associação disponibilizará avaliações genéticas acuradas dos touros, que permitirão a escolha e utilização do sêmen de reprodutores de acordo com os objetivos de seleção de cada criador.
Os touros darão entrada na central durante o mês de agosto deste ano. A entrega do sêmen se dará em outubro. Os nascimentos dos produtos acontecerão em outubro de 2011 e as desmamas em junho de 2012. As últimas pesagens estão previstas para outubro de 2013 e a divulgação das primeiras avaliações genéticas será realizada durante a ExpoBrahman 2013.


TAGS armazém


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.