busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
22/07/2010 07:24:58 - Atualizado em 22/07/2010 07:24:58 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Próxima safra deverá ter área recorde de soja

A área cultivada com soja na safra 2010/11 deve ser recorde, segundo as primeiras projeções e expectativas de analistas do setor.
A demanda firme da China e a baixa rentabilidade do milho devem resultar no plantio de 24,05 milhões de hectares com soja, segundo a consultoria AgRural. Se confirmada, a área será 3% maior do que a anterior.
Assim, o potencial de produção para o ciclo 2010/11 fica em 70 milhões de toneladas de soja, diz Eduardo Godoi, analista da consultoria.
A expansão mais significativa deve ocorrer no Sul, mais uma vez devido à substituição de milho por soja.
"Além da falta de liquidez e dos preços baixos, vamos virar a safra com 11 milhões de toneladas de milho em estoque, o que deixa a perspectiva para 2011 ainda mais complicada", afirma Godoi.
A rentabilidade da soja na safra atual também deixou a desejar -os preços só começaram a reagir neste mês. Ainda assim, espera-se desempenho melhor do que o do milho plantado no verão.
Gilda Bozza, economista da Faep (Federação da Agricultura do Paraná), diz que após a definição da safra dos EUA, no final deste mês, será possível ter uma projeção mais precisa para o plantio da soja no Brasil, com início em setembro. Mas ela já espera migração para a soja.
Já Glauber Silveira da Silva, presidente da Aprosoja (Associação de Produtores de Mato Grosso), estima redução de 2% na área plantada no Estado, contrariando a expectativa da AgRural, de aumento de 2%.
"Muitos produtores que deixaram de plantar algodão na safra passada devem voltar, reduzindo levemente a área com soja", afirma.
 
 
Fonte: Folha de São Paulo


TAGS


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.