busca
| | |




Você está em
autor Associação Dos
21/07/2010 08:49:03 - Atualizado em 21/07/2010 08:49:03 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Ovinos serão atração do congresso mundial da raça brahman

 

Duas das principais raças de ovinos selecionadas no Brasil, a Dorper e a White Dorper, estarão presentes no maior evento pecuário de Brahman no mundo, o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, que este ano acontece pela primeira vez no Brasil, entre os dias 17 e 24 de outubro, em Uberaba/MG.

A parceria que prevê a realização da 4ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper durante o Congresso, foi acertada hoje (06/07) pelos presidentes da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), José Amauri Dimarzio e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper), Valdomiro Poliselli Júnior. A parceria conta ainda com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade apoiadora do Congresso Mundial da Raça Brahman.

Além de exposição e julgamentos de ovinos, serão realizados entre os dias 17 e 24 de outubro, três leilões e ainda uma palestra sobre o mercado da carne ovina. A expectativa é que aproximadamente 1500 animais Dorper e White Dorper participem da exposição, que já foi realizada por duas vezes em São Paulo/SP e uma vez em Salvador/BA. São esperados aproximadamente 70 expositores de vários estados do Brasil, com destaque para criatórios da Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.

Também é esperada a participação de criadores de Dorper de outros países, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Durante o Congresso Mundial da Raça Brahman e a Exposição Nacional de Dorper e White Dorper também haverá estandes para comercialização de animais e insumos para ovinos.

Brahman e Dorper

Muitos são os motivos para a união da raça bovina Brahman com os ovinos da raça Dorper durante o XV Congresso Mundial. Além de muitos criadores se dedicarem à seleção e criação de ambas as raças, o Brahman e o Dorper possuem algumas características em comum: como a precocidade, o bom acabamento de carcaça, excelente adaptabilidade ao clima tropical, a presença em vários países do mundo, etc. “O Brahman é uma raça que agrega valor, graças à docilidade, precocidade, maciez da carne, rusticidade e o Dorper apresenta as mesmas características de melhoramento,  com a finalidade de produzir carne”, explica o presidente da ACBB, José Amauri Dimarzio, que além da seleção de Brahman também se dedica a criação de Dorper, na Fazenda Montreal, em São Pedro/SP.

Para o presidente da ABCDorper, Valdomiro Poliselli Jr., a participação das raças ovinas em um congresso de Brahman será importante para que os pecuaristas conheçam as vantagens de se criar ovinos. “A criação de ovino possui um ciclo de produção mais curto. Além disso, possui a vantagem da lotação de pastagem, já que podem abrigar em média 10 fêmeas em reprodução por hectare. É também uma boa opção para diversificação da atividade rural, servindo, inclusive, para absorver mão-de-obra feminina no campo”, afirma.

Poliselli Jr. ressalta ainda que, há uma altíssima demanda por carne ovina no mercado nacional, principalmente por animais cruzados, uma vez que a heterose garante um melhor desempenho, através de animais mais precoces, sem o odor característico dessa espécie em animais mais velhos.

O XV Congresso Mundial da Raça Brahman conta com o patrocínio oficial da Dow AgroSciences e o apoio da ABCZ e do Brazilian Cattle.



TAGS MILHO



Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.