busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
01/07/2010 15:54:18 - Atualizado em 01/07/2010 15:54:19 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Suínos de SC podem ser exportados para os EUA

Certificação norte-americana, prevista para sair até setembro, deve garantir mercado

A certificação dos Estados Unidos reconhecendo Santa Catarina como zona livre de aftosa sem vacinação deve ser concedida até setembro e pode abrir caminhos para exportação de suínos. A informação foi repassada nessa quarta-feira pelo do secretário de Agricultura do Estado, Enori Barbieri, em Chapecó.

Barbieri lembra que, apesar de o Estado já ter um certificado internacional reconhecido há três anos pela Organização Mundial de Saúde Animal, os norte-americanos vieram checar o sistema no ano passado e colocaram a aprovação em consulta pública, que encerrou em 15 de junho.

Ele diz ter convicção de que o Estado será aprovado, pois as manifestações foram favoráveis. Apesar de os Estados Unidos serem exportadores, o certificado permite vender alguns cortes, como 100 mil toneladas de costelinha de porco, que é muito consumida na terra do Tio Sam.

A aprovação também pode abrir as portas do México, que teve representantes do governo visitando o estado no mês passado, e a Coreia do Sul.

O secretário informou que o Estado deve receber mais quatro missões: China, em julho; Japão, em agosto; Canadá, em setembro; e União Europeia, em Outubro.

Os europeus já estiveram no Estado no ano passado, mas fizeram algumas exigências, como a não utilização de alguns produtos na ração e a contratação de mais profissionais para a defesa sanitária, que foram atendidas.

Para Barbieri, as primeiras respostas destes novos mercados podem sair ainda em 2010. O presidente da Coopercentral Aurora, Mario Lanznaster, no entanto, acredita que os embarques sejam efetuados no próximo ano.

Fonte: Diário Catarinense


TAGS


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.