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autor Luiz Carlos
18/06/2010 09:39:56 - Atualizado em 18/06/2010 09:40:17 cadastre sua notícia/anúncio grátis

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A eficiência da Administração de Marketing

 por Marcos Aleixo

 
No Brasil é notável a falta de investimento no marketing, principalmente nas empresas de pequeno porte. A concorrência aumenta a cada dia,e quando observamos e vivenciamos estes aspectos, temos em nossa mente uma certeza de que não vale mais os métodos antigos para os tempos atuais.Tudo mudou, os concorrentes antigos que estão de pé , estão mudando para se sustentar e manter suas marcas posicionadas no mercado.
O marketing surgiu para suprir uma necessidade do mercado,é uma estratégia usada para divulgar o produto, um meio de relacionar mercado e organização através da informação, usado para familiarizar a marca com os consumidores,não simplesmente para “fazer o cliente comprar o que não quer com dinheiro que não tem”, mas para apresentar um produto, que atende os desejos e necessidades dos clientes.
O marketing que não era de boa imagem e considerado desnecessário nos tempos antigos, é o meio mais eficiente e aprovado para divulgação de um produto e desenvolvimento de empresas, sem ele é impossível fazer uma empresa prosperar . Com uma boa aplicabilidade de marketing é possível entender e atender o mercado,uma vez que lida diretamente com empresas e consumidores, o cliente é a razão da existência de qualquer empresa,por tanto é de suma importância que a empresa saiba quem são seus clientes e o que eles desejam, para satisfazer suas necessidades e conseqüentemente alcançar recursos financeiros.
Quando estudamos a realidade do mercado e procuramos entender os clientes modernos, percebemos que para conquistar e fidelizar os clientes a uma determinada marca, é imprescindível usar estratégias que englobam os fatores que o mercado interessa, entre eles temos,inovação, qualidade, preço baixo,satisfação e retorno esperado.Os clientes estão cada vez mais informados e exigentes, como as empresas existem para satisfazê-los, eles determinam o que querem e no tempo que querem, se a empresa atendê-los eles se fidelizam, caso contrário eles irão comprar do concorrente que pode ter um diferencial que os satisfaçam.
O mercado está sujeito a certas variações que podem afetar a organização, por tanto é necessário estudar e acompanhar as mudanças, para evitar futuros danos indesejados.Os tomadores de decisões necessitam de informações precisas sobre o andamento do mercado, para isso é importante ter em mão veículos geradores e processadores de informações como, pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar e avaliar dados.
Os consumidores decidem o que comprar devido a uma série te fatores, como cultura, família, vizinhos grupos sociais entre outros, portanto o operador de marketing precisa trabalhar com o publico certo, observando e alinhando, a divulgação do produto direcionado ao mercado adequado. O consumidor não compra um produto se ele não estiver em conformidade com seus desejos e necessidades, devido a esse aspecto é importante estudar o comportamento do público a ser oferecido , para evitar trabalho sem retorno.
É importante que as empresas do mundo moderno, adotem um mecanismo inovador e competitivo, que alterem seus objetivos, estratégias e táticas conforme as necessidades do mercado.O marketing é uma forma de ajudar as empresas a perceber a necessidade de mudar e adequar sempre com mercado e clientes.


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