busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
17/06/2010 16:28:57 - Atualizado em 17/06/2010 16:50:47 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

15 certificadoras de produtos orgânicos até o final do ano

Até o final do ano, 15 certificadoras de produtos orgânicos devem se credenciar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A previsão é do chefe de Controle de Garantia de Qualidade Orgânica,da Coordenação de Agroecologia do ministério, Roberto Mattar.

“A gente está constatando um movimento de certificadoras para se credenciar no Ministério da Agricultura, além de um sistema participativo de garantia, que vai ter o mesmo status da certificação”, disse Mattar. Até agora, o número de certificadoras atuando no mercado de orgânicos nacional é inferior a dez.

Depois de certificadas, essas empresas terão o direito de usar a logomarca que identifica o produto orgânico do Brasil, como ocorre em outros países. Mattar confirmou que a realização de grandes eventos no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, amplia a necessidade de maior profissionalismo por parte do agricultor orgânico, em busca de maior qualidade para seu produto. Além disso, torna maior o grau de exigência em relação a um mercado ético e ao consumo consciente.

O Censo Agropecuário de 2006, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, revelou que o Brasil tem 90 mil produtores orgânicos, lembrou Mattar.

“É muita coisa. A gente trabalhava com um universo de 15 mil [produtores]”. A maior parte está no Nordeste, por causa da realização de pequenas feiras municipais e tem a produção liderada por mulheres, acrescentou ele.

O coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, participa no próximo dia 19 do Rio Orgânico/Mesa Tur, que o Planeta Orgânico promove no Rio de Janeiro em parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ).

Fonte: Agência Brasil


TAGS


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.