busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
09/06/2010 15:15:46 - Atualizado em 09/06/2010 15:15:46 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Ceará tem pior seca dos últimos 12 anos

O Estado acumula perdas de 63% na agricultura e 4 cidades já decretaram emergência.
A pior seca do Ceará nos últimos 12 anos já levou quatro cidades do Estado a decretar situação de emergência e a pedir o envio de caminhões-pipa do Ministério da Integração Nacional.
O Estado já acumula 63% de perdas nas safras agrícolas. É a chamada seca verde, fenômeno causado pela irregularidade das chuvas, que bastam para deixar a vegetação verde e fazer aflorar a semente, mas não para desenvolver o plantio.

De fevereiro a maio, período de chuvas na região, choveu 43% a menos em relação às médias históricas.

O governo do Estado estuda assinar um decreto de emergência conjunto para os 171 municípios cearenses afetados pela falta de chuvas.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, as chuvas foram mal distribuídas.

De acordo com Gláucia Barbieri, meteorologista da fundação, apenas a seca de 1998 foi pior que a de agora -no ano de 2005, o quadro foi semelhante.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará aponta que 31% das áreas de produção rural não chegaram a ser plantadas por falta de chuvas.

Não falta água para consumo humano e animal, apesar da estiagem. Gerente da Operação Pipa na 10ª Região Militar, o coronel Luiz Benício, disse que 73 municípios cearenses estão recebendo água de caminhão-pipa. A ação é executada pelo Exército e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Fonte: Folha de São Paulo


TAGS procuro serviço


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.