busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
10/05/2010 17:17:58 - Atualizado em 10/05/2010 18:15:28 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

O que é DEP?

A Avaliação Genética é ponto de partida para o processo de seleção. Fornece ao criador as estimativas de DEPs (Diferença Esperada na Progênie) que são ferramentas essenciais para se conhecer o rebanho geneticamente, auxilia na tomada de decisões visando progresso genético contínuo e aumento da produtividade.

 Diferença Esperada na Progênie (DEP)

A DEP prediz a habilidade de transmissão genética de um animal avaliado como progenitor. Ela é expressa na unidade da característica (exemplo: kg para peso, cm para perímetro escrotal e meses para idade ao primeiro parto), com sinal positivo ou negativo.

DEP para Efeito Direto

É uma previsão da habilidade de um animal em transmitir genes para crescimento ou fertilidade à sua progênie(exemplo: peso aos 450 dias de idade,perímetro escrotal aos 365 dias de idade).

DEP para Efeito Materno

Esta DEP refere-se àquelas características que são influenciadas por fatores presentes na mãe do individuo (exemplo: produção de leite). Prediz a diferença esperada em peso da progênie das filhas do reprodutor em questão, quando comparado aos de outros reprodutores avaliados na análise.

DEP para Efeito Materno Total

É calculada como a metade da DEP direta mais o valor da DEP maternal. Expressa em Kg o potencial de desmama que um touro transmite à progênie de suas filhas, pois inclui a habilidade de crescimento de seus etos e a produção de leite de suas filhas.

Tipos de DEPs

DEP de pedigree: calculada a partir de informações de genealogia (pedigree) do animal. A acurácia desta DEP é baixa e altera com o acréscimo de informações de desempenho individual e/ou de progênies. Animais jovens sem desempenho fenotípico e animais FIV ou TE sem progênies têm as DEPs calculadas pelo pedigree.

DEP interina: calculada pelas informações de genealogia e desempenho animal. A acurácia desta DEP é baixa e muda com o acréscimo de informações de desempenho das progênies do animal. Animais jovens com desempenho dentro dos grupos de contemporâneos têm DEP interina.

DEP de progênie: calculada com todas as informações, principalmente, pelo desempenho das progênies. Informações genealógicas e/ou desempenho próprio do animal podem ser utilizadas para seu cálculo. Quanto maior o número de progênies avaliadas e mais ampla a distribuição nos diferentes grupos de contemporâneos e de rebanhos, maior a acurácia desta estimativa.

Base Genética

A base genética é formada pelos animais fundadores na avaliação genética, que são aqueles sem informação dos antecessores. A média das DEPs destes animais é próxima de zero (referência na Avaliação Genética).

 

 

Fonte: ANCP


Links Relacionados:

O que é a ANCP?

O que é Acurácia?

Quais são as características avaliadas pela ANCP?

O que é MGT – Mérito Genético Total?

Tabela de Percentis da ANCP


TAGS


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.