busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
26/04/2010 11:22:16 - Atualizado em 26/04/2010 11:22:16 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Embrapa apresenta novidades na Agrishow

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer tecnologias de cinco unidades da Embrapa, que vão mostrar ainda o projeto Balde Cheio, cisterna para captação e armazenamento da água da chuva, secador de frutas e hortaliças, softwares para controle biológico e avaliação de fibras e raízes, aparelho pra medir a firmeza de folhagens, além de catálogos de produtos e serviços da Empresa.

BIOENERGIA EM FOCO

Em parceria com o Canal Rural, a Embrapa está participando do debate sobre o futuro da agroenergia mundial com o seminário bioenergia em foco, no qual pesquisadores da Empresa proferem palestra sobre o tema, tendo como base estudos que apontam para o esgotamento de energia fóssil nas próximas quatro ou cinco décadas. Daí a necessidade de buscar outras fontes alternativas de energia. O Brasil é pioneiro na utilização do álcool combustível produzido a partir da cana-de-açúcar. Essa tecnologia foi potencializada pela introdução dos motores flex fuel e co-geração de energia elétrica a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Essa trajetória tecnológica oferece grande perspectiva de desenvolvimento ao Brasil, pois, a sua consolidação, associado ao aumento do consumo mundial bioenergia, terá impacto positivo na matriz energética brasileira produzindo mudanças socioeconômicas e ambientais profundas, e positivas, notadamente no setor agrícola do país.

PHOTON CITRUS* - *Embrapa Instrumentação Agropecuária

O Laboratório de Óptica e Lasers da Embrapa Instrumentação Agropecuária desenvolveu um equipamento batizado de Photon Citrus que permite diagnosticar e controlar a propagação do Greening (ou HLB) por meio da análise das folhas de árvores de citros de forma rápida, precisa e economicamente viável para o levantamento de mapas de infestação de pomares. A cultura de citros é um alvo constante de inúmeras pragas e doenças. Atualmente, a pior e mais temida das doenças dos citros é o Greening, ou Huanglongbing (HLB). A forma atual de controle dessa doença são inspeções visuais para detecção de árvores sintomáticas e aplicação maciça de inseticidas para controle do vetor. Logo que identificadas, as árvores sintomáticas são arrancadas visando diminuir a proliferação da doença. Este método, entretanto tem se mostrado bastante ineficiente. Em geral, quando os primeiros sintomas são detectados visualmente, a árvore de citros já se encontrava contaminada há meses. O período estimado de incubação da doença é de aproximadamente 6 a 36 meses. Durante este período que a planta doente assintomática, ou ainda, com sintomas pouco expressivos, permanece no pomar, se torna um propagador invisível da doença.

SOFTWARES - A Embrapa Instrumentação agropecuária ainda apresenta três softwares, um para diagnóstico por imagem com aplicação agrícola para avaliação do comportamento de animais, outro para análise de fibras e raízes e o terceiro para aquisição de imagens e dados georreferenciados no campo. Esses e demais sistemas desenvolvidos já estão disponíveis gratuitamente no endereço www.cnpdia.embrapa.br/labimagem ,local onde estão também vídeos produzidos sobre os softwares postados no youtube.

WILTMETER – Outra tecnologia da Embrapa Instrumentação Agropecuária que os visitantes poderão conhecer é o Wiltmeter, um instrumento para medir a firmeza de folhagens após a colheita no campo e durante o armazenamento. É simples, portátil e de fácil uso. Estudos indicaram que o instrumento é adequado para avaliação objetiva e rápida da qualidade de folhosas, o que é um progresso em relação aos métodos táteis subjetivos atualmente utilizados em todo o mundo. O equipamento está em fase de transferência para empresas interessadas em fabricar e comercializar a tecnologia.

BALDE CHEIO – Embrapa Pecuária Sudeste

O “Balde Cheio”, conhecido também como “Viabilidade da produção leiteira em propriedades familiares” é um projeto que se caracteriza pelas inovações nos métodos de transferência de tecnologia e por ter obtido sucesso, o que nem sempre ocorre, pois um dos históricos problemas das instituições da pesquisa é justamente fazer com que os resultados cheguem ao produtor rural. A tecnologia já ganhou diversos prêmios, medalhas e diplomas, inclusive como um dos finalistas, em 2009, do Prêmio de Tecnologia Social, promovido pela Fundação Banco do Brasil.

O projeto “Balde Cheio” demonstrou a viabilidade - técnica e econômica - da pequena propriedade, ou propriedade familiar, para a produção de leite. Alguns de seus resultados são a obtenção de lucro em propriedades antes deficitárias, o aumento da renda do pequeno produtor, a redução do êxodo rural e o aumento da produção de leite, por hectare / ano, de até 12 a 15 vezes (ou seja, de 1.100% a 1.400%). Entre as várias inovações do projeto, destacam duas delas: 1) os trabalhos são dirigidos tanto a técnicos da extensão rural como a produtores e 2) a transformação das propriedades em “salas de aula”, pois é lá que ocorrem todos os encontros, palestras e dias de campo.

Dois outros pontos importantes: a transferência de conhecimentos não é só de tecnologias e manejo, mas também de escrituração e contabilidade. Além disso, é obrigatória a participação de um parceiro da extensão rural, que podem ser extensionistas e instituições públicas ou privadas.

GUANDU BRS MANDARIM – Embrapa Pecuária Sudeste

A variedade de Feijão guandu “BRS Mandarim” tem alta produtividade de forragem (parte verde da planta), que é 10% superior a mais usada no Brasil, sendo, portanto, indicado para a alimentação de bovinos. Outra característica é a uniformidade de sementes, dando assim plantas iguais e uniformes, o que não ocorre com as outras variedades, que apresentam muita mistura. A nova variedade tem ainda boa persistência, o que permite uma vida útil de quatro anos, quando bem manejada, ao passo que a produção das variedades já existentes chega apenas ao segundo ano. Além disso, é moderadamente resistente à macrophomina, fungo que ataca as raízes e mata a planta, problema comum nas outras variedades. A nova variedade é também indicada para os produtores de cana, para uso na rotação de parte do canavial a cada cinco anos, descompactando o solo e nele fixando nitrogênio.

CISTERNA – Embrapa Suínos e Aves

Captação e armazenamento da água da chuva é o tema principal que a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia - SC), apresenta na 17ª edição da Agrishow. A captação e armazenamento da água da chuva surgem como uma opção para auxiliar no atendimento da demanda de água de limpeza nas propriedades, principalmente em períodos de estiagem. A *cisterna*, tecnologia usada para este fim, deverá ter a capacidade para armazenar água suficiente para atender a demanda da propriedade por um período mínimo de 15 dias. Para uma melhor qualidade da água, pesquisadores da Embrapa recomendam que a captação seja feita somente dos telhados das edificações. Os modelos são variados e podem ser retangulares, quadradas, cilíndricas ou cônicas. Também há várias opções de material para a construção da cisterna, como vinimanta de PVC, manta de PEAD, fibra de vidro, alvenaria, ferro cimento ou concreto armado.

Os visitantes da Agrishow Ribeirão 2010 poderão conferir de perto um modelo sugerido pela Unidade da Embrapa e obter mais informações sobre o processo diretamente com os técnicos no estande institucional da Empresa.

SECADOR DE FRUTAS E HORTALIÇAS – Embrapa Agroindústria de Alimento

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) terá como destaque no estande um secador rústico, tipo cabine, de baixo custo e prático para secagem de frutas e hortaliças. A secagem de alimentos abre novas possibilidades de negócios para pequenas agroindústrias e contribui para reduzir o volume de desperdício de alimentos, agregando valor à produção. O equipamento é simples, econômico e ocupa pouco espaço. Ele é formado por uma cabine que contém bandejas com rolamento. Quando fechada, a cabine permite através de um ventilador o fluxo de ar aquecido por lâmpadas instaladas na base do equipamento. A circulação homogênea do calor evita a queima ou secagem desuniforme. O processo é conduzido até que o produto esteja livre de água e com aparência crocante. No caso da pimenta, por exemplo, a secagem natural leva até uma semana para ser concluída. Com o secador, bastam algumas horas para desidratação de até 300 kg de pimenta por batelada. A secagem artificial também permite o melhor controle sanitário, pois o produto fica protegido do pó e da interferência de insetos, pássaros e roedores.

O Manual para construção de um secador de frutas é vendido a R$ 4,00 na Livraria Virtual da Embrapa (http://livraria.sct.embrapa.br/liv2/buscaProduto.do).

CATÁLOGO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DA EMBRAPA - Escritório de Negócios de Campinas (SP) da Embrapa Transferência e Tecnologia

No estande, os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer o Catálogo de Produtos e Serviços da Embrapa, que é um instrumento permanente de transferência de tecnologia, disponível na Internet, de fácil acesso, que reúne produtos e serviços gerados pelos centros de pesquisa da Embrapa. O objetivo do serviço é atender ao público interno e externo, facilitando o acesso às informações geradas na empresa.

Com mais de 900 inserções de tecnologias prontas para uso no mercado, o Catálogo representa uma ferramenta importante na divulgação dos produtos e serviços que a empresa tem para oferecer à sociedade.

Neste catálogo os interessados podem pesquisar desde uma nova cultivar de pêssego até uma consultoria de análise econômica e estratégica para a produção de suínos, tudo traduzido para o inglês e espanhol.

Para acessar o Catálogo entre no endereço: www.embrapa.br/catalogo

SISTEMA DE RESERVAS DE MATERIAL PROPAGATIVO DE FRUTEIRAS PELA INTERNET - Escritório de Negócios de Campinas (SP) da Embrapa Transferência e Tecnologia

O Escritório é responsável pela venda de material propagativo de uvas livres de viroses e híbridos de maracujá e banana pela Internet. O sistema tem interface amigável, possibilitando aos produtores fazerem suas encomendas com facilidade, além de obterem dados técnicos das variedades comercializadas. Para reservas de materiais propagativos de fruticultura acesse: www.campinas.snt.embrapa.br

 

Fonte: Embrapa Instrumentação Agropecuária


TAGS Plantio


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.