busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
23/04/2010 16:12:45 - Atualizado em 23/04/2010 16:14:39 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Safra mineira crescerá menos que a do país

\"\"A produção agrícola em Minas Gerais não crescerá no mesmo ritmo que a safra brasileira. A estimativa é de uma redução de 3% a 4% no Estado, que deve colher cerca de 10 milhões de toneladas. Já a produção brasileira será 8,5% maior que no ciclo 2008/ 2009, alcançando 145,2 milhões de toneladas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerias (Faemg).

A queda da safra em Minas Gerais deve-se principalmente à redução da área plantada do feijão, que enfrenta veranico, baixos preços e consumo em queda, e do milho, também impactado pelo baixo preço, que faz os produtores migrarem para outros produtos ou deixarem de plantar. "Na área do milho teremos redução de 9%", explica o coordenador da assessoria técnica da Faemg, Pierre Vilela.

O produto sofre concorrência direta da soja. Ambas são plantadas nas mesmas regiões e praticamente na mesma época. Entretanto, segundo a Faemg, o preço da soja no ano passado estava 40% melhor.

"O cenário levou produtores mineiros a migrarem para a soja, cuja produção deve crescer 10% nesta safra, quase a mesma proporção em que deve cair a produção de milho. O Estado perdeu em torno de 16,5 mil hectares nas primeiras estimativas. Não há, em curto prazo, indicativo de melhoria de preço para o milho, que está ainda mais baixo do que em 2009", diz Vilela. (JH)

Estoques

Garantia. O secretário de Agricultura, Gilman Viana, garante que o desabastecimento não é um risco. "O país e o Estado vêm tendo safras recordes e, para alguns produtos, a oferta está maior que a demanda".

 

Fonte: O tempo - MG


TAGS embarques


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.