busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
15/04/2010 14:31:51 - Atualizado em 15/04/2010 14:33:04 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Mapa estimula ações de conservação do solo

\"\"Boas práticas de recuperação e conservação do solo, preservação de nascentes e matas ciliares são ações que garantem a produção sustentável de alimentos. A necessidade de aprofundar os debates sobre o solo como fator de produção e de conscientizar a sociedade quanto ao seu uso e manejo levaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a estabelecer o Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em 15 de abril, desde 1990.

 

Como parte das atividades, o Mapa promove o Simpósio sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo, nesta quinta-feira (15), no auditório da sobreloja do Ministério da Agricultura, em Brasília. O evento, organizado pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), reúne pesquisadores, produtores rurais e técnicos para palestras, troca de informações sobre conservação do solo e adaptação dessas tecnologias à realidade brasileira.     

 

Programas - Algumas ações e planos do Ministério da Agricultura oferecem aos produtores rurais apoio técnico e financeiro, com taxas diferenciadas. Um exemplo é a difusão de tecnologias e experiências práticas de recuperação e conservação do solo. O programa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que consiste na rotação de pastagem com culturas como a prática de conservação do solo, proporciona mais qualidade, produtividade e diversificação da renda na propriedade.

 

O Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) tem linhas de crédito diferenciadas para a ILPF, com limite de crédito de até R$ 400 mil por produtor, a juros de 5,75 a 6,75% ao ano, com prazos de cinco a 12 anos e carência de dois ou três anos. O sistema de Plantio Direto na Palha busca o desenvolvimento agropecuário, por meio de práticas conservacionistas que, há mais de 30 anos, respondem positivamente à preservação ambiental. (Sophia Gebrim)

 


Fonte: MAPA


TAGS investimentos estrangeiros


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.