busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
13/04/2010 17:31:04 - Atualizado em 13/04/2010 17:31:57 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Clima também deve prejudicar safra da laranja

\"\"A chuva dos últimos meses de 2009 também irá afetar os laranjais da região. Para a safra que começa em maio, a quebra prevista pode chegar a 30% no Estado, segundo o consultor do Gconci (Grupo de Consultores em Citros) Gilberto Tozzati. A média estadual, deve ficar em 10%, diz a entidade.

Na região de Taquaritinga, a estimativa é colher entre 15% e 18% menos que em 2009, diz o presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga, Marco Antonio dos Santos.

O Estado de São Paulo, maior produtor mundial da fruta, ainda não tem uma estimativa oficial da safra, mas é certo que ela será menor, segundo o secretário estadual da Agricultura, João Sampaio.

A explicação é a chuva dos últimos meses do ano passado. Além do surgimento de fungos no período de floração da laranja, a alta umidade alterou o período de aparecimento do psilídeo, transmissor do greening, de dezembro para março, diz o pesquisador do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) Pedro Yamamoto.

O efeito só não é pior para o produtor porque muitos vêm de uma safra ruim, o que achata a base de comparação, diz Tozatti.

 

Fonte: Folha de São Paulo


TAGS preço açucar


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.