busca
| | |




Você está em
autor Luiz Carlos
02/04/2010 15:25:51 - Atualizado em 02/04/2010 19:41:34 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Possibilidade de restituição do funrural

O FUNRURAL é uma contribuição muito questionada na justiça principalmente pelas idas e vindas da legislação, conforme abaixo:

Estabelecimento rural:

Decreto Lei nº 8127 de 24/10/1945
Art. 1º  Cada município terá uma associação rural, desde que poderão fazer parte as pessoas naturais ou jurídicas que exercerem profissionalmente atividades rurais, com qualquer de suas formas, agrícolas, extrativas, pastoril ou industriais, e também técnicos ligados a essas atividades.

§ 1º  Para os efetivos desse decreto-lei , é considerado no exercício da profissão rural todo aquele que for proprietário, arrendatário ou parceiro de estabelecimento rural.

§ 2º  Estabelecimento rural é o imóvel destinado ao cultivo da terra, à extração de matérias primas de origem animal, à criação, a recriação, à INVERNAGEM ou engorda de animais e à industrialização conexa ou acessória de produtos derivados dessas atividades.

De acordo com o decreto acima, toda indústria que tem produção de origem animal ou vegetal (ou seja, rural), sendo ela proprietária, arrendatária ou parceira (de acordo com o contrato) da fazenda que fornece a matéria prima (gado bovino, suíno, cana-de-açucar, soja, tomate, ervilha etc.) é um estabelecimento rural. Sendo assim, toda a produção (animal ou vegetal) transportada da fazenda até a industria, havendo quaisquer procedimentos de beneficiamento ou não, como estabelece o §1º e I.b do art.15 da lei complementar nº 11 de 25/05/1971 alterada pela LC nº 16 de 30/10/73, não terá seu valor monetário qualificado como base de cálculo, ou seja, como fato gerador, para que sobre ele seja aplicado o índice de 2 % para recolhimento do FUNRURAL, haja visto, seus funcionários são regidos pela CLT e sobre sua folha de pgto. são recolhidas, com rigor, todas as contribuições previdenciárias.

A NF referente a tal transporte é de simples-remessa pois, não está sendo feita uma venda ao consumidor final, e sim o seu envio para industrialização que deve ser acompanhado dessa nota fiscal, a qual consta o seu valor para que possa, sobre ela, ser previdenciado um seguro prevenindo o risco de acidente, roubo, etc. (de acordo com a lei 7.787 de 30/06/89 art. 3º, II § 2º as empresas de seguro privado contribuem com 2,5% sobre a base de cálculo referida no inciso I do mesmo até 01/09/89).

Há que se concordar com o pagamento da contribuição de 2% sobre o valor comercial dos produtos, quando os trabalhadores dessa empresa rural não estiverem sob regime da C.L.T. pois, aplicando-se também, o mesmo índice sobre a folha de pagamento e tendo esse o mesmo destino (FUNRURAL), configura-se a BITRIBUTAÇÃO ou BICONTRIBUIÇÃO  mesma alíquota sendo aplicada sobre duas bases de cálculo e com o mesmo destino.

Fonte: Site Jus  

 

Se você é agricultor ou pecuarista cadastre-se gratuitamente. Anuncie produtos que deseja vender ou comprar grátis sem pagar comissão aqui.

Se você é advogado e presta serviços que ajudem ao agronegócio cadastre-se gratuitamente. Anuncie seus serviços, artigos e discussões (sobre temas importantes para o setor) grátis aqui.

Se você é técnico (Agrônomo, Veterinário, Zootecnista, etc...) e presta serviços para o agronegócio cadastre-se gratuitamente. Anuncie seus serviços, artigos e discussões (sobre temas importantes para o setor) grátis aqui.

Se você é estudante e deseja discutir assuntos relacionados ao campo cadastre-se gratuitamente. Faça perguntas e discuta aqui.

Leiam também:

O que é o funrural?








Governo quer evitar prejuízos com o funrural

Produtor busca r$ 11 bi do funrural

A inconstitucionalidade do funrural

Funrural: restituição é do produtor, afirma procurador

Estado lesa produtores

Produtores podem pedir restituição do funrural

A morte do Funrural

Como é discriminado o funrural na sua nota fiscal?

Acrissul consegue barrar cobrança do funrural

Acrissul luta pelo fim da cobrança do funrural

Acrissul alerta sobre cobrança injusta de funrural


TAGS



Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.