busca
| | |




Você está em
autor Luiz
27/02/2010 14:41:49 - Atualizado em 27/02/2010 14:41:49 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Frigorífico adulterou certificado sanitário enviado à ue

A indústria de carne bovina, que vem tendo atritos com os europeus, pode enfrentar mais um sério problema. Um frigorífico de Mato Grosso adulterou o certificado sanitário internacional de carne que foi enviada à União Europeia.

Pecuaristas e exportadores estão apreensivos. As exportações para os europeus -que começam a tomar fôlego depois da interrupção ocorrida há dois anos- podem sofrer novos questionamentos. A interrupção das importações pelos europeus ocorreu devido à insuficiência de garantias sanitárias e de qualidade.

Eventuais retaliações da União Europeia podem ser amenizadas porque foi o próprio Ministério da Agricultura que descobriu a fraude e comunicou aos europeus.

A licença de exportação do frigorífico foi suspensa, e os 12 contêineres de carne estão parados em portos europeus. A Europa é importante para o Brasil porque é a que melhor remunera.

Fonte do artigo inicial:
Mauro Zafalon, Jornal Folha de SP

Atualização em 26/02/2010, às 15:20hs publicada no Beef Point

Uma fonte da indústria, que pediu para não se identificar, informou que o frigorífico em questão é o Arantes. O fato ocorreu há cerca de dois meses. Atualmente a planta não está abatendo animais e está suspensa para exportação para todos os mercados (não apenas UE) pelo Mapa.

Segundo o BeefPoint Otávio Cançado, diretor-executivo da Abiec, afirmou ser um problema isolado e elogiou a atuação do ministério na condução do caso. Segundo ele, o Mapa realizou uma auditoria "pente fino" em diversas empresas exportadoras e nada encontrou, além desse caso isolado. Além disso, o Mapa foi pró-ativo em comunicar as autoridades sanitárias da UE, que chegam na semana que vem para uma auditoria de rotina.

O BeefPoint contactou ainda o Mapa e também o frigorífico Arantes, que não fizeram quaisquer comentários e esclarecimentos até então.

Atualização em 26/02/2010, às 17:50hs
publicada no Beef Point

O BeefPoint recebeu email da assessoria de imprensa do Mapa, com a seguinte mensagem:

"Ainda não há informação oficial do Ministério da Agricultura sobre este assunto, que está em análise. Portanto, quando houver dados informaremos. As informações publicadas na coluna do jornalista Mauro Zafalon foram apuradas por ele diretamente com o setor produtivo."
 
Fonte: Beef Point


TAGS



Comentários



Agron © 2017
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.