busca
| | |




Você está em
autor Carine Colim
02/01/2020 20:45:54 - Atualizado em 02/01/2020 20:45:54 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Economia

Insumos alimentícios para pecuária em 2020

Insumos alimentícios para pecuária podem ter preços firmes em 2020.

Porém, os produtores devem pensar em substitutos para compensar possíveis altas dos preços, afirma Scot Consultoria.

Em 2020, o mercado de reposição deverá ter de preços firmes, assim como o mercado de milho, ou seja, a expectativa é de que os custos de produção aumentem, afirma relatório divulgado pela "Scot Consultoria".

Apesar disso, para o mercado do boi gordo em 2020, é necessário que produtor acompanhe os custos de produção e aproveite as oportunidades de mercado, a fim de manter as margens positivas.

A Consultoria analisou o mercado de polpa cítrica e como este alimento pode contribuir com a redução do custo de produção.

Preços da polpa cítrica em 2020

No primeiro quadrimestre do ano, o preço da polpa cítrica subiu 17,8%, sustentado na oferta limitada do produto (entressafra da laranja).

A partir de maio, com a colheita da laranja e aumento da oferta de polpa cítrica, os preços caíram. Além disso, a boa produção de milho na segunda safra provocou a queda de preço da polpa cítrica. A cotação da polpa está diretamente ligada à cotação do milho.

No segundo semestre, o mercado ganhou força, sustentado pela alta de preço do milho cuja exportação manteve o preço do cereal em alta.

Substituição do milho por polpa cítrica

Em momentos de alta no mercado do milho, uma saída para reduzir o custo da dieta pode ser a substituição ou a complementariedade do cereal com ou pela polpa cítrica, já que a polpa tem alto teor de energia.

Contudo, a substituição do milho pela polpa não deve ser feita sem analisar o custo-benefício dessa estratégia. Ao longo do segundo semestre de 2019, com a exportação recorde de milho, os preços subiram ao longo do segundo semestre, o que tornou interessante a polpa cítrica.

Em dezembro, a alta do preço da polpa cítrica foi maior do que a valorização do milho, o que diminuiu a atratividade do subproduto da laranja frente ao cereal, contudo, o uso da polpa a fim de se atender a exigência energética dos animais ainda pode ser uma opção viável, dependendo do valor da saca de milho.

Expectativa e Oportunidades

A produção nacional de milho deve ser 1,6% menor na safra 2019/2020, frente ao ciclo anterior. O estoque final da safra 2019/2020 deve ser o menor desde a safra 2015/2016 (Conab). Além disso, a demanda, deve ser firme. A associação destes fatores deve causar preços maiores para a saca de milho em 2020, em relação a este ano.

Por fim, caso a expectativa de preços maiores para a saca de milho se consolide, a polpa cítrica pode ser uma alternativa para reduzir o custo de produção.

FONTE: DATAGRO.


TAGS insumos , alimentícios , pecuária , preços , firmes


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2020
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.