Asteroide ou nave alienígena? - Agron Agronégocios Online

Asteroide ou nave alienígena?

Objeto atravessa o Sistema Solar e intriga cientistas

Objeto interestelar provavelmente não é uma espaçonave

Idade de para Oumuamua afasta hipótese alienígena

Objeto pode ter sido enviado à terra por alienígenas

Objeto pode não ser nenhum dos dois.

Pesquisa de astrônomos de Harvard sugere que objeto estranho no espaço pode ser obra de ETs — mas não há nada concreto para comprovar a teoria.

São Paulo — Uma pesquisa publicada por dois professores de Harvard na última semana ligou o sinal de alerta em quem acredita em alienígenas. Segundo artigo (PDF) assinado por Shmuel Bialy e Abraham Loeb, um objeto interestelar chamado Oumuamua poderia ser uma espaçonave extraterrestre de passagem por nosso sistema solar. É só uma possibilidade, claro. Ainda assim, joga uma luz em cima de um corpo espacial misterioso que pode não ser nem uma nave e nem um asteroide, mas sim um cometa, que é bem diferente dos dois.

Identificado originalmente como 1I/2017 U1, o Oumuamua foi descoberto em outubro do ano passado e despertou a curiosidade de astrônomos. Mas não por ter enviado algum tipo de sinal ou algo parecido para a Terra. Muito pelo contrário, na verdade, visto que nenhuma tentativa de “comunicação” foi detectada nas buscas de cientistas. O que chamou a atenção foi sua origem.

“Era o primeiro visitante interestelar do nosso sistema solar”, disse a EXAME Helena Morais, professora no Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp e doutora em Dinâmica do Sistema Solar pela Universidade de Londres. Ou seja, era algo vindo de fora da nossa vizinhança — e que, ainda por cima, foi embora em alta velocidade pouco depois de ter sido descoberto.

Mas é uma nave ou não é?

Bialy e Loeb não têm provas concretas de que o Oumuamua é, de fato, uma espaçonave. “Essa interpretação das propriedades intrigantes dele é puramente científica e baseada em provas”, explicou Loeb, que preside o departamento de astronomia de Harvard, em nota enviada a EXAME. “Eu sigo a máxima de Sherlock Holmes: ‘quando você exclui o impossível, tudo o que sobra, por mais improvável que seja, pode ser verdade’.” Ou seja, é uma hipótese que não pode ser negada com base no que se sabe.

Os dois pesquisadores especulam que o objeto pode ser, na verdade, uma vela solar, uma forma de transporte que se move usando a radiação do sol como “vento”. O possível comprimento do Oumuamua, de 800 metros, até bate com o necessário para uma estrutura do tipo funcionar. Mas a espessura dele — que não poderia passar de um milímetro para ser uma vela solar — permanece uma incógnita. Como o objeto não girava, não foi possível medi-lo com base no reflexo da luz do sol, como foi feito com o comprimento.

E que outras provas eles têm?

O comportamento estranho, a falta de rotação e as medidas misteriosas não são as únicas particularidades em torno do Oumuamua que embasaram a atenção dos dois astrônomos. O formato foi outro ponto: pelo reflexo da luz solar, acredita-se que ele tenha um corpo mais alongado do que qualquer outro asteroide ou cometa já visto.

Sua órbita também é diferente: nada de elipses, como é tradicional. Em vez de fazer uma rota circular como uma outra rocha qualquer, o objeto segue uma hipérbole, como explicou o pesquisador Jorge Carvano, do Observatório Nacional. Só não se sabe onde estão as pontas dessa curva — ou seja, sua origem e seu destino.

Fora isso, inicialmente não foi possível nem mesmo definir o Oumuamua como cometa. Um corpo celeste do tipo é classificado assim graças ao rastro de vapor de gelo deixado para trás conforme se move — uma cauda, inexistente. Essa evaporação também influenciaria no giro que, aparentemente, não acontecia. Ele se tornou, então, um asteroide, que é um simples corpo rochoso.

No entanto, em uma análise recente publicada no jornal científica Nature, pesquisadores identificaram uma característica que permite classificá-lo como cometa: a aceleração não-gravitacional. É um tipo de movimento que não pode ser atribuído à força gravitacional exercida pelo sol, por planetas ou por outros objetos do sistema solar, como explica uma reportagem do site Space. Umas das dúvidas levantadas pelo peculiar objeto, portanto, até foi resolvida. Mas as respostas para as outras questões seguem em aberto.

Por: Gustavo Gusmão, Exame.

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

• Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!