busca
| | |




Você está em
autor Centro de
29/08/2018 16:38:15 - Atualizado em 29/08/2018 16:38:15 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Animais e Criações

Internet das Coisas na produção animal

As inovações tecnológicas que resultam em inteligência competitiva no campo, viabilizando simulação de cenários, resolução de problemas e análises preditivas em tempo real, tornaram-se diferenciais no agronegócio. O uso de plataformas com base em Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Big Data e Inteligência Artificial auxiliam o novo “empresário do campo” a adotar estratégias para otimizar a produtividade e reduzir perdas no campo. Um exemplo dessa reinvenção tecnológica é o uso de sensoriamento remoto para monitoramento de ambiência em aviários, como a solução Gestão Avícola Online, da SPRO IT Solutions. Em um ano de aplicação em granjas-modelo no Paraná, a rentabilidade média dos lotes aumentou em 25%. 

Com tecnologias cada vez mais disponíveis e grande volume de dados, o desafio agora é de transformá-los em informações relevantes. Todas as informações devem ser armazenadas em uma plataforma única. Isso auxilia não só o produtor, mas cria oportunidade para que seu principal parceiro (cooperativa, cerealista ou trading), trabalhe com ele para que, juntos, desenvolvam e integrem esses dados, resultando em um ganho bilateral”, afirma o presidente-executivo da SPRO IT Solutions, Almir Meinerz. O executivo foi mediador do primeiro painel do 6º Fórum de Agricultura da América do Sul, evento que reuniu mais de 600 pessoas em Curitiba (PR), em 23 e 24 de agosto.

Como funciona 
A solução de sensoriamento remoto de ambiência possibilita o diagnóstico de possíveis problemas, desvios ou desperdícios em curso na produção, para correções em tempo real, melhorando a produtividade do lote de aves. Os dados gerados transformam-se, com auxílio de Inteligência Artificial, em informações que ajudam o produtor e a agroindústria a gerenciarem online determinadas variações, como alto nível de CO2 e amônia, por exemplo. É possível, assim, fazer antecipações, tomar ações preventivas e atuar em ações efetivas no manejo. A tecnologia, que pode beneficiar também a suinocultura, piscicultura ou bovinocultura de leite, foi a 1ª certificada da América Latina em SAP Leonardo, plataforma na nuvem da SAP - empresa alemã líder no mercado mundial de softwares corporativos.

 

Internet das Coisas no agro 
A crescente procura por essas inovações já resultou em algumas iniciativas no agronegócio, como a recente aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de uma linha de crédito exclusiva para IoT, de R$ 20 milhões. “A Internet das Coisas continuará a crescer fortemente nos próximos anos, impulsionando a transformação digital no campo e em toda cadeia produtiva do agronegócio”, diz Meinerz.

O uso dessas tecnologias também vai ao encontro com o alerta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que preconiza o enfoque sustentável na produção além da aproximação dos produtores à melhor infraestrutura, técnicas avançadas e tecnologia. Ferramentas inteligentes ganham espaço principalmente na promoção e manutenção do bem-estar animal durante todo o ciclo de produção, para que a adaptação das criações ao ambiente ocorra de forma segura e sustentável – uma das grandes exigências do mercado.

 

Sobre a SPRO IT Solutions 
Criada em 2008 em Curitiba, a SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, tem filiais em Joinville (SC) e São Paulo (SP). Possui em seu portfólio importante cooperativas, como a C.Vale – Cooperativa Agroindustrial e a Coopercitrus, além de empresas de relevância do setor, a exemplo da BRF, Cofco Agri e Philip Morris. Em outras verticais, a empresa mantém projetos no Porto Itapoá (SC), Votorantim (PR), entre outros. A SPRO IT Solutions faz parte do Grupo SPRO, criado em 2017, que é composto também pelas seguintes empresas: E-Aware Technologies, para desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto em tempo real; SMA, com sistemas focados em produtores rurais; e SB1, de soluções de gestão B1 – Business One para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).


TAGS


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.