busca
| | |




Você está em
autor Cristina Crispa
16/07/2018 09:22:18 - Atualizado em 16/07/2018 09:22:18 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Animais e Criações

Zadra responde

Se usar sêmen de Braford em fêmeas cruzadas, os bezerros serão pesados? Terei problema de parto em novilhas? José Agenor Teixeira  – Auriflama (SP).

Pergunta:

Zadra,  Tenho novilhas F1 Angus/Nelore, bem como F1 Caracu/Nelore. Me indicaram usar nas minhas fêmeas cruzadas sêmen de Braford. Pergunto, os bezerros são pesados ? Posso ter problema de parto em novilhas? Seus filhos são exigentes? O Braford que tenha Brahman na sua porção zebuína ao invés de Nelore é mais pesado? Você recomendaria outra raça para uso nas minhas cruzadas? José Agenor Teixeira  – Auriflama (SP).

Resposta:

Olá, José Agenor. Suas perguntas sobre o uso do Braford são muito boas. Vamos responder separadamente cada uma delas:

1 – O Braford é uma raça bimestiça ou composta, formada por 5/8 Hereford e 3/8 Zebu. Ao usar sêmen dessa raça sobre suas fêmeas cruzadas, você gerará heterose ou vigor híbrido, logrando seus benefícios. Se pensarmos nos dois tipos de fêmeas que tem, o Braford, se usado nas suas F1 Angus, fará animais que precisam de um pouco mais de cuidado na recria e engorda que os filhos do Braford e F1 de taurinos adaptados (Caracu/Nelore ou Senepol/Nelore), pois os produtos de Braford x F1 Angus possuirão 56,25% de sangue de raças europeias (apresentam alto metabolismo) e, consequentemente, seu apetite por forragem diminui em altas temperaturas, devendo então ser suplementados com ração.

Já o uso do Braford nas suas fêmeas F1 Taurinas Adaptadas/Nelore serão muito adaptadas ao pastoreio, com pelo curto, onde inclusive recomendamos sua utilização como futuras matrizes, pois são muito rústicas, precoces e com ótima habilidade materna.

2 – Os filhos do Braford serão em torno de 5% mais pesados que os meio sangue. No entanto, devemos considerar que a maior diferença existente em pesos se deve a qualidade genética do touro, portanto, se deve usar sêmen de touros provadíssimos para a característica que procura. Por exemplo, caso queira bezerros pesados, procure nas centrais touros com DEP alta para desmama.

3 – Não se preocupe com distocias. É raro ter problema de parto quando se usa um bimestiço qualquer em novilhas F1.

4 – Os produtos de Braford nas suas F1 Angus requerem cuidados, devendo ser suplementados após a desmama. Já os filhos de Braford nas suas F1 adaptadas não requerem cuidado com suplementação.

5 –Logicamente que existe diferença no uso de Braford formado com Brahman e Braford formado com Nelore. Caso tenhamos disponível no mercado 1 touro de cada linhagem, sendo ambos superprovados, espera-se carcaças com ossatura mais grossa na progênie do Braford formado com Brahman, além de mais couro e melhor apetite no cocho. No caso do uso do Braford formado com Nelore, espera-se certa adaptabilidade, melhor rendimento de carcaça, com ossatura mais leve.

6 – Se quiser afinar os cruzamentos a fim de fazer uma progênie pesada com carne de qualidade, use o Braford nas F1 Angus e Hereford nas suas F1 adaptadas. Dessa forma, fará animais muito padronizados no visual, com ótima produtividade e carcaças.

Fonte: Crossbreeding.


TAGS uso , sêmen , femeas , cruzamento , touros


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.