busca
| | |




Você está em
autor Douglas Carreson
24/02/2018 11:17:19 - Atualizado em 24/02/2018 11:17:19 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Animais e Criações

Dicas para minimizar o estresse da desmama de bezerras

Na fase de recria, as bezerras passam por um processo bem importante na fazenda que é o processo de desmama. Esse é um processo estressante, porque a bezerra estava sendo manejada em um outro local, tinha uma interação com outro tratador, recebia um outro tipo de alimentação, e, no momento do desmame, tudo isso é modificado.

A bezerra passa a ser mantida em um novo ambiente, com uma nova alimentação, com novos manejadores trazendo esses alimentos para ela.

Confira abaixo algumas dicas para minimizar o estresse durante a desmama:

Adaptação da alimentação

Na semana de desmamar os animais, é interessante já começar a fazer o desmame gradual. É interessante que a quantidade de leite que a bezerra receba venha sendo diminuída aos poucos ao longo dessa fase.

A forma como vai ser feito vai depender da raça do animal, do tipo de leite que você está aplicando, do seu controle zootécnico na questão do peso dos animais para fazer esse ajuste de alimentação.

Quando essa diminuição gradual é feita, a bezerra passa a ingerir alimentos sólidos tornando-a um ruminante mais efetivo.

Adaptação do manejo

Quando for colocar a alimentação no cocho, aproveitar essa oportunidade para interagir com os animais e fazer avaliação. Esses animais estavam sob controle diário e, de repente nesse manejo, o controle passa a ser um pouco mais espaçado e menos rotineiro. Nesse momento é quando pode ser identificado, por exemplo, algum caso de tristeza bovina.

Assim, é essencial que esse controle, agora mais espaçado, seja de excelente qualidade para evitar perdas futuras.

Alimentação e água

É importante que tenha um cocho com espaço para todos os animais, para evitar a competição. Também é importante que a água seja de boa qualidade.

Conforto do ambiente

É imprescindível que esses animais tenham, desde o primeiro dia de vida, um conforto do ambiente. O sombreamento natural, por exemplo, é extremamente importante.

Tudo isso proporciona qualidade de vida e aumenta o bem-estar das bezerras na fase de recria.

Essas informações fazem parte do curso “Bem-estar de bezerros leiteiros”, da instrutora Lívia Magalhães, especialista em bem-estar animal, que foi gravado em uma fazenda leiteira que adota as boas práticas de manejo, obtendo resultados muito satisfatórios, e várias demonstrações práticas são apresentadas ao longo dos vídeos.

Assista ao curso completo e confira várias dicas práticas, abordando estratégias de manejo desde o nascimento até a desmama.

Para isso, basta assinar o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são cerca de 100 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Skype: atendimento@educapoint.com.br

#dicas #minimizar #estresse #desmama #bezerras

Fonte: educapoint.com.br


TAGS dicas , minimizar , estresse , desmama , bezerras


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.