busca
| | |




Você está em
autor Otavio Culler
31/01/2020 09:17:59 - Atualizado em 31/01/2020 09:17:59 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Agricultura e Pecuária

Começa a colheita do arroz no Rio Grande do Sul

Segundo o Irga, retirada do grão do campo teve início em lavouras de ciclo precoce.

O Rio Grande do Sul já começa a colheita de arroz referente à safra 2019/20, informa o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A propriedade da família Bizarro iniciou os trabalhos na segunda-feira (27) na lavoura de 120 hectares localizada entre os municípios de Taquari e Triunfo, que fica na localidade de Costa do Santa Cruz , região da Planície Costeira Interna. A propriedade é atendida pelo 28º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz, de General Câmara.

O técnico orizícola do Irga, Abílio Nogueira Dória, do 28º Nate, informa que a cultivar utilizada foi a Puitá Inta CL, semeada em 10 de setembro pelo sistema de cultivo pré-germinado. “A semeadura é realizada cedo, em razão do aproveitamento das águas das chuvas. Assim, há mais eficiência no uso da água, irrigando até o final do ciclo da cultura. Por isso o uso de uma cultivar de ciclo precoce, pois semeaduras nesta época favorecem o controle de plantas daninhas”, explica Dória.

Os produtores que já estão colhendo arroz no município são Irineu Martins Bizarro, Alex Sandro da Silva Bizarro, Cristiano da Silva Bizarro e André Bizarro. Além dos profissionais do Irga, a família Bizarro é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Romeu Casanova, profissional parceiro do Instituto em Taquari. Essa é a primeira lavoura da região do 28º Nate e uma das primeiras do Estado a começar a colher arroz na safra 2019/20.

FONTE: DATAGRO.


TAGS colheita , safra de arroz , Rio Grande do Sul , lavouras , ciclo precoce


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2020
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.