busca
| | |




Você está em
autor Cristina Crispa
30/12/2019 12:49:46 - Atualizado em 30/12/2019 12:49:46 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Agricultura e Pecuária

Área plantada de soja em Mato Grosso tem aumento

Área plantada de soja em Mato Grosso sobe para 9,7 milhões hectares.

Apesar do atraso no início dos trabalhos de campo, são esperadas boas produtividades na média estadual.

A semeadura da soja em Mato Grosso terminou no último dia 13 e as expectativas são de aumento da área de 1,14% em relação à safra 2018/19, alcançando a marca dos 9,78 milhões de hectares de soja no Estado. Apesar do atraso no início dos trabalhos de campo, são esperadas boas produtividades na média estadual, que atualmente está estimada em 56,28 saca/hectare.

“Nessa linha, a perspectiva de produção é de 33,01 milhões de toneladas, aumento de 1,57% em relação à safra anterior. Com a expectativa de produção maior, os produtores aproveitaram as oportunidades do mercado para negociar seu grão. Dessa forma, a safra 2019/20 está mais da metade comercializada, apresentando um adiantamento de 9,80 pontos percentuais e 7,78 pontos percentuais até o último dia 13, em relação ao mesmo período da safra anterior e a média dos últimos cinco anos, respectivamente”, aponta o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) em seu último boletim do ano.

“Um fato que vem animando os produtores é a redução no custo variável de produção (novembro) para a safra 2020/21 que, diante de uma maior oferta de fertilizantes fosfatados no mercado, recuou os preços em 2,40% em comparação com o fechamento da safra 19/20. Esse fato fez com que os produtores mais capitalizados começassem as aquisições dos insumos de forma adiantada ante os anos anteriores. Para os próximos meses, as cotações podem ser influenciadas pelo clima na América do Sul, do lado da oferta, e os desfechos da disputa comercial entre os Estados Unidos e a China do lado da demanda”, conclui.

FONTE: SÓ NOTÍCIAS.


TAGS área , plantada , soja , Mato Grosso , aumento


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2019
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.