busca
| | |




Você está em
autor Douglas Carreson
28/06/2019 09:09:37 - Atualizado em 28/06/2019 09:09:37 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Agricultura e Pecuária

Medidas para controlar lagartas em tomateiros

Medidas alternativas para controle de lagartas em tomateiros.

Diversas espécies podem causar danos nas plantações de tomate, mas há formas de controle para cada uma.

Possivelmente, as injúrias em frutos e folhas do tomateiro foram provocadas pela lagarta-militar, que faz parte de um grupo composto por espécies do gênero Spodoptera, ou pela lagarta falsa medideira, que pertence a um grupo representado por várias espécies também conhecidas como plusias, sendo a Chrysodeixis includens a mais comum.

Para hortas caseiras ou de pequeno porte, recomendam-se medidas de controle alternativas, como uso de óleo extraído de sementes de nim indiano (Azadiractha indica) diluído em água, extrato de alho e pimenta do reino, inseticida biológico a base da bactéria Bacillus thuringiensis e liberação de micro-vespinhas (Trichogramma pretiosum), que destroem os ovos de mariposas.

Também é importante sempre aplicar boas práticas culturais ao tomateiro e ter o acompanhamento de um engenheiro agrônomo da região.

Consultor: Miguel Michereff Filho, entomologista da Embrapa Hortaliças. Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09. Brasília (DF). Caixa Postal 218. CEP: 70359-970. Tel. (61) 3385-9110. www.embrapa.br/fale-conosco.

FONTE: REVISTA GLOBO RURAL. POR: JOÃO MATHIAS.


TAGS medidas , controle , Lagartas , tomateiros , Produção


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2019
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.