busca
| | |




Você está em
autor Centro de
25/09/2018 11:12:38 - Atualizado em 25/09/2018 11:12:38 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Agricultura e Pecuária

Estímulo natural contribui na qualidade final da uva

A rentabilidade da cultura da uva está diretamente ligada aos aspectos qualitativos de cor e sabor da fruta colhida. Produtores que buscam se diferenciar no mercado e oferecer um alimento cada vez mais atrativo têm encontrado no uso de soluções naturais um aliado importante no manejo da cultura. Estudo realizado pela Alltech Crop Science, em Petrolina (PE), mostrou que ferramentas à base de aminoácidos e nutrientes impactaram positivamente nas características visuais e de sabor da uva. 

O engenheiro agrônomo Aloísio Maciel, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, explica que a prática visa estimular a maturação da fruta de maneira natural. “Os aminoácidos auxiliam no processo de maturação. Além disso, agem na translocação de açúcares da planta, melhorando o enchimento do fruto e o sabor”, afirma. 

Entre os resultados apontados no levantamento estão a melhoria e a uniformidade na coloração do cacho, maior relação brix/acidez, que reflete no sabor mais adocicado da fruta, além da melhoria na concentração de carboidratos nas bagas, favorecendo a padronização de tamanho. 

O nutriente potássio também é destacado por Maciel como essencial para o processo. “É um elemento extremamente importante nessa fase de maturação da uva. Ele está ligado a várias respostas bioquímicas e fisiológicas da planta. Vale ressaltar que o nutriente também faz parte da composição do fruto, o que o torna ainda mais necessário”, reforça. 

O engenheiro agrônomo orienta que as soluções sejam aplicadas a partir do pré-amolecimento da baga das uvas. “Contamos entre 70 e 75 dias após a poda, que é quando começa o amolecimento da baga e também a transição de cor. Nesta fase a fruta está mudando o seu aspecto, ficando mais rosada até atingir a cor roxa, que é a ideal”, afirma.

 

Mais performance

Para contribuir com as fases finais da cultura da uva, potencializando os aspectos qualitativos, a Alltech Crop Science conta com o Bulk, fertilizante organomineral classe A para aplicação via foliar composto de potássio e aminoácidos. A solução auxilia no desenvolvimento da planta e na translocação dos carboidratos, favorecendo o equilíbrio nutricional, a uniformidade da coloração, a padronização do teor de sólidos solúveis (°brix) e a melhoria na vida útil pós-colheita. 

----

 

Sobre a Alltech Crop Science 

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, solo, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).


TAGS



Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.