busca
| | |




Você está em
autor Centro de
19/09/2018 09:31:30 - Atualizado em 19/09/2018 09:31:30 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Agricultura e Pecuária

Os estresses ambientais na cultura do amendoim

No amendoim, a formação das vagens, estrutura em que os grãos são gerados, ocorre abaixo do solo. Essa peculiaridade faz com que os estresses ambientais, que possam ocorrer no meio, tragam prejuízos para a colheita, tanto em quantidade quanto em qualidade. Sendo assim, manter a planta equilibrada é essencial para que ela consiga superar essas adversidades e complete cada fase fisiológica do ciclo. 

O engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico da Alltech Crop Science, indica o uso de soluções naturais à base de nutrientes, como zinco e manganês, aminoácidos e extratos vegetais. “Quando aplicamos essas ferramentas na fase inicial de florescimento, promovemos redução do estresse, ao qual a planta está submetida, e consequentemente melhoramos o equilíbrio fisiológico do vegetal, resultando em melhor pegamento e formação inicial dos grãos”, afirma.

O conjunto de práticas trouxe resultados positivos para Fazenda Santo Antônio, em Adamantina (SP). “Estamos bastante satisfeitos com a qualidade do amendoim e da lavoura. Os grãos são bem uniformes. Acredito que em algumas áreas vamos conseguir atingir aproximadamente 680 sacas por alqueire, uma produtividade muito boa”, ressaltou o produtor de amendoim José Antônio Machert. 

Outro nutriente importante destacado por Revoredo é o cobre, que deve ser aplicado desde a fase vegetativa. “Ele também auxilia na redução do estresse da planta e está relacionado com a fotossíntese. O elemento promove maior equilíbrio para que a planta gere mais energia e fotoassimilados, que serão direcionados para a formação dos grãos do amendoim”, explica. Dessa maneira, os grãos apresentam tamanho mais adequado e uniforme. 

O resultado final é reflexo de todas as etapas do ciclo produtivo, por isso o agrônomo orienta cuidado especial em cada fase. “De uma etapa para outra acontece alteração no balanço da planta, por isso é importante que o vegetal esteja bem equilibrado hormonalmente e fisiologicamente para que expresse naturalmente todo o seu potencial genético”, complementa.

 

Nutrição eficiente

Atenta às necessidades do produtor de amendoim, a Alltech Crop Science oferece soluções naturais que auxiliam no desenvolvimento satisfatório do cultivo. Entre as ferramentas estão o Grain-Set, fertilizante foliar à base de extratos vegetais e nutrientes, complexados por aminoácidos. O produto contribui na redução de possíveis efeitos negativos ocasionados por situações de estresse e na melhoria da produtividade e qualidade dos grãos. Já o Copper Crop possibilita o fornecimento de qualidade de cobre, promovendo melhor desempenho às plantas.


---

 

Sobre a Alltech Crop Science 

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, solo, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).


TAGS


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.