busca
| | |




Você está em
autor Centro de
26/02/2018 18:36:24 - Atualizado em 26/02/2018 18:36:24 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Agricultura e Pecuária

Atenção à nutrição pode evitar queda de frutos no pomar

Manejo adequado auxilia a planta a superar adversidades durante a frutificação

As altas temperaturas que atingem os pomares de citros em São Paulo, durante as estações mais quentes, podem ocasionar problemas ao produtor na fase de frutificação. Dificuldades na formação do fruto e até mesmo a sua queda podem impactar a rentabilidade dos cultivos. Para amenizar o efeito das adversidades climáticas, agricultores do estado têm investido no manejo nutricional das plantas.

No município de Casa Branca (SP), o produtor Eduardo Scamtamburlo faz uso de soluções naturais à base de nutrientes e aminoácidos, com o objetivo de chegar no momento do florescimento com a planta equilibrada e com mais reservas. "Assim conseguimos amenizar essas condições de estresse do vegetal para que o citros tente suportar as adversidades, pois o clima age diretamente", explica.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, a aplicação dessas ferramentas é importante para o pegamento dos frutos. "Estes compostos promovem um adequado balanço hormonal na planta, reduzindo o estresse fisiológico das plantas para que tenhamos uma maior retenção de frutos", ressalta. Na fase de frutificação, o especialista ainda destaca os nutrientes essenciais como o boro, cálcio, magnésio, zinco e cobre.

Com estes cuidados, a planta terá a capacidade de converter e acumular mais reservas. "A consequência é um rendimento melhor de °Brix, beneficiando as frutas que serão destinadas para a indústria ou para o consumo in natura. Além disso, o crescimento mais equilibrado dos frutos favorece melhor aparência, brilho da casca e tamanhos mais uniforme dos frutos, para atender as exigências do mercado consumidor", conta Revoredo.

Após a formação do fruto, é preciso estar atento também ao seu enchimento, sendo assim, o agrônomo reforça mais um elemento: "O potássio é um nutriente extremamente importante pois participa do metabolismo das plantas nos processos de transporte dos carboidratos. Ou seja, a reserva que estava acumulada no ramo e nas folhas será direcionada para esse fruto, neste momento, favorecendo o seu enchimento”.

--

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

 

 


TAGS


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.