busca
| | |




Você está em
autor Aldo Cesar
10/09/2018 17:16:47 - Atualizado em 10/09/2018 17:16:47 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Mundo Agron Curiosidades

Embrapa disponibiliza manual de poda da videira

Com o término do inverno e a chegada da primavera nas regiões de clima temperado, é hora de realizar um importante manejo na parreira: a poda.

 

Poda longa, poda curta, poda mista, poda de formação, poda verde – São tantos os diferentes tipos de poda que muitas vezes, especialmente as pessoas que têm apenas alguns pés de uva no quintal de casa para consumo próprio, ficam em dúvida do manejo correto que devem fazer.  

 

Pensando num verdadeiro passo a passo, a equipe da Embrapa Uva e Vinho reuniu as principais informações sobre o assunto no “Manual Poda da Videira em Clima Temperado”, que está disponível gratuitamente paradownload no Portal da Embrapa.

 

“Produzimos um guia visual, com ilustrações e explicações detalhadas para facilitar a realização da poda dos parreirais domésticos, pois muitas vezes repassamos detalhes técnicos que são difíceis de serem entendidos”, relata o engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho Rodrigo Monteiro, um dos autores do manual. Mesmo tendo sido desenvolvido para leigos, a publicação também é uma fonte de informação interessante para os viticultores profissionais.

 

Monteiro explica que a poda seca é fundamental para garantir a qualidade da uva produzida, possibilitando um perfeito equilíbrio entre a quantidade e ovigor das folhas e galhos, e a produção de uvas. “Para termos bons resultados, não basta retirar qualquer galho, deve-se saber exatamente como manejar a planta. Uma poda mal feita pode prejudicar a produção de uvas em vários anos”, alerta.

 

Além de conter informações sobre os diferentes tipos de poda nos sistemas de espaldeira e latada, o manual apresenta informações adicionais, por exemplo, a necessidade de 'repoda' em casos de granizo ou geada.

 

A versão on line do Manual Poda da Videira em Clima Temperado está disponível para download  em bit.ly/manualdepoda. Os interessados em obter a versão impressa poderão retirar diretamente na área de Transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho.

 

 

Viviane Zanella


TAGS videira , manual , poda , Embrapa


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.