busca
| | |




Você está em
autor Daniel Rodrigues
15/05/2018 16:03:16 - Atualizado em 16/05/2018 09:56:13 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Mundo Agron Cultura e Variedades

Lavanderia de Rua tem apoio da Vipal Borrachas

Vinculado ao exitoso Banho Solidário, criado em 2016, nova ação da ONG Centro Social de Rua irá lavar as peças de roupa de pessoas em situação de vulnerabilidade social

- Lançamento ocorrerá nesta terça-feira, 15/5, na escola EPA, em Porto Alegre, às 17h

Quem está na estrada há muitos anos sabe que, para ser um vencedor, é fundamental também olhar para o outro. É isso que a Vipal Borrachas está fazendo ao apoiar o projeto novo Lavanderia de Rua, organizado e realizado pela ONG Centro Social de Rua, de Porto Alegre/RS. Vinculado ao exitoso Banho Solidário, que, desde 2016, leva banho àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, o Lavanderia de Rua propõe um novo passo a essa iniciativa: oferecer um local móvel para lavagem e secagem de roupa das pessoas que estão na rua, proporcionando-lhes acesso fácil a máquina de lavar e secar roupa.

O lançamento do projeto ocorrerá na terça-feira, dia 15 de maio, às 17h, na EMEF Porto Alegre – EPA (Rua Washington Luiz, 204 - Centro Histórico). Na ocasião, serão feitas as primeiras lavagens de roupas de moradores de rua da região. Estarão presentes a idealizadora do projeto em Porto Alegre, Leticia Andrade, e do criador do Banho Solidário na Bahia, Claudio Lacerda.

O projeto consiste em um reboque adaptado e equipado com máquinas de lavar e secar, que funciona como uma lavanderia ambulante. Por iniciativa da porto-alegrense Leticia Andrade, o Banho Solidário começou em 2016 quando ela observava em seu bairro o aumento das pessoas em situação de rua e queria fazer algo a respeito. Em uma rede social, Letícia encontrou a página de Claudio Lacerda, criador do banho solidário em Vitória da Conquista, na Bahia, com quem entrou em contato, e logo firmou uma parceria. Com a estrutura por ele cedida, Letícia pode dar início ao projeto Banho Solidário em Porto Alegre. Já são 59 edições realizadas, 5 mil pessoas atendidas e 2,3 mil banhos tomados.

Segundo Letícia, “o projeto foi desenvolvido visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas em situação de rua, garantindo um acesso mínimo a higiene pessoal, neste caso, facilitando que lavem as roupas usadas e sujas para que possam reutilizá-las ao invés de descartá-las”.

Conforme Arlindo Paludo, a empresa enxerga na iniciativa da ONG um compromisso social. “A Vipal Borrachas é bastante afeita a investimentos em projetos sociais que beneficiem pessoas em vulnerabilidade social em várias cidades do Brasil. Nosso objetivo é atrair outras empresas para que estas também colaborem com uma iniciativa com esta e se consiga levar para mais cidades e mais pessoas o Lavanderia de Rua”, destaca Paludo.

A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) divulgou um levantamento, em parceria com a UFRGS, com números alarmantes sobre a população de rua. De 2011 para 2016, houve um aumento de 57% da população de rua em Porto Alegre. O estudo apontou 2115 pessoas adultas nesta situação em 2016 (em 2011 eram 1347). De acordo com a pesquisa, 25,2% da população investigada está há menos de um ano na rua, mas 47,8%, quase metade das pessoas, estão há mais de cinco anos nessa situação.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do projeto “Lavanderia de Rua”

QUANDO: 15 de maio

HORÁRIO: 17h

ONDE: EMEF Porto Alegre – EPA (Rua Washington Luiz, 204 - Centro Histórico)


Sobre a Vipal

A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania.  A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.


TAGS vipal , lavanderia de rua


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.