busca
| | |




Você está em
autor Cristina Crispa
15/10/2018 09:37:30 - Atualizado em 15/10/2018 09:37:30 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Mundo Agron Culinária

Saiba como fazer rapadura do caldo de cana

Confira o passo a passo para a produção caseira de rapadura.

Nos últimos anos, é possível notar de forma geral uma crescente preocupação com a saúde, fato que tem causado alguns impactos no mercado, sobretudo no setor alimentício. Assim, alguns produtos têm sido dispensados da dieta diária de muitas pessoas e substituídos por equivalentes menos danosos ao corpo, a exemplo do açúcar refinado, o qual vem cedendo espaço para o açúcar mascavo e a rapadura, seu derivado.

Em termos de definição, a rapadura nada mais é do que o resultado da evaporação do caldo de cana, também chamado de garapa. Esse produto pode ser fabricado em casa, exigindo apenas um moinho doméstico e a cana fresca, embora seja possível obter o caldo engarrafado em feiras e mercados. Também, segundo o professor José Benício Paes Chaves, professor do Curso Online Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo, “para as pequenas propriedades rurais, a elaboração desses produtos constitui uma das formas lucrativas de beneficiar a cana, uma vez que o processo envolve equipamentos simples e em pequeno número, com possibilidade de trabalho com mão de obra da própria família.”

Siga abaixo o passo a passo para a produção caseira de rapadura:

Instruções

- Despejar a garapa em uma panela grossa, aquecendo-a em fogo médio até que ferva. Após levantar fervura, reduza para fogo baixo.

- Manter o caldo sob fervura por aproximadamente uma hora, regulando a temperatura para mantê-la sempre próxima ao ponto de ebulição. Mexer o preparo de tempos em tempos para que não grude no fundo.

- Quando a garapa sob fervura apresentar a consistência viscosa, semelhante a um xarope, mexer o preparo constantemente e rapidamente e abaixar o fogo todo, de modo a não deixá-la queimar. Esse processo culminará em uma mistura pastosa, como um doce de leite.

- Despejar o caldo, depois de pastoso, em uma forma grande ou em pequenos moldes e deixar endurecer. Para facilitar a desenformagem, utilizar formas de silicone.

- Para usar a rapadura como adoçante, quebre-a em pequenos pedaços, semelhante a cubos de açúcar, e adicione a gosto à bebida. Também é possível triturá-la de modo a transformá-la em pó.

Fabricar a rapadura para consumo próprio, além de sair mais barato, também garante a pureza do alimento que, quando industrializado, pode ser acrescido de conservantes e produtos químicos. Para os veganos, também, o processo doméstico é um modo de se certificar sobre a sustentabilidade da rapadura.

Fonte: eHow Brasil - ehow.com.br Por: Bruna Falcone Zauza.


TAGS Produção , caseira , rapadura , passo a passo , como fazer


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2018
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.