busca
| | |




Você está em
autor Sistemas de
28/08/2019 10:19:15 - Atualizado em 28/08/2019 10:19:15 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Informações Artigos técnicos

4 INFORMAÇÕES DECISIVAS QUANDO PENSAR EM IRRIGAR

Veja abaixo 4 informações que você precisa saber antes de adquirir seu sistema de irrigação:

- O que representa a potência de uma motobomba?

Antes de tudo é importante ressaltar que quanto maior a pressão e a vazão necessária no sistema de irrigação maior terá que ser a potência da motobomba, que é expressa em CV ou HP. É muito comum usarmos a potência da motobomba como referência para determinar a capacidade ou não de colocar em perfeito funcionamento o sistema de irrigação. Na realidade o que efetivamente importa é sabermos a vazão e a pressão necessárias no sistema, para assim poder encontrar a motobomba com a característica adequada para aquela situação. Por exemplo, se um sistema de irrigação precisa de 18.200 litros por hora com uma pressão total de 75 mca, determinados modelos de motobombas com 10 CV de potência terão total capacidade para o perfeito funcionamento do sistema, enquanto que alguns modelos de 200 CV podem não ter essa capacidade. Isso porque essas motobombas com potência altíssima podem ter vazões extremamente altas, mas não atingirem a pressão necessária para o sistema de irrigação em questão. Então na hora de escolher a sua motobomba observe sempre a vazão e pressão dimensionadas para a sua área.

- A irrigação é necessária apenas quando ocorre uma seca?

As plantas são seres vivos assim como nós, então precisam de água para o seu perfeito crescimento. Para ilustrar a situação vamos usar os seres humanos como exemplo, se ficarmos dois dias sem tomar água não morreremos, porém sofreremos um alto nível de estresse e o desenvolvimento do nosso corpo será prejudicado. Isso acontece com a planta quando ocorre qualquer tipo de falta de água, geralmente não nos preocupamos quando falta chuva por apenas alguns dias, no entanto a cultura está sentindo essa escassez e com certeza aparecerão reflexos em sua produtividade no momento da colheita. Por exemplo, o milho quando está no estágio de pendoamento se ficar 4 dias sem água terá uma perda aproximada de 50% de rendimento na produção.

- Qual é a necessidade de água para irrigação?

A irrigação é baseada na necessidade de água de cada cultura, essa necessidade é variável conforme o tipo de cultura e o clima da região onde ela está localizada. De forma geral podemos colocar que a necessidade média da maior parte das plantas fica entre 3 e 6 mm por dia, isso significa que elas precisam de 3 a 6 litros por m² por dia.  Se você tem uma área de 2 hectares (20.000 m²) precisará de uma média de 60.000 a 120.000 litros por dia, o ideal é ter uma reserva de 30 dias de água, sendo necessário assim de 1.800.000 a 3.600.000 de litros armazenados para essa autonomia de um mês. Para ter uma noção rápida do tamanho do reservatório para esse volume de água basta multiplicarmos a profundidade, pela largura e pelo comprimento. No caso uma represa de 50 metros de comprimento por 40 metros de largura e 2 metros de profundidade terá 50 m x 40 m x 2 m totalizando 4.000 m³ equivalente a 4.000.000 litros. Quando determinamos o potencial do reservatório é essencial considerar também a reposição de água que esse ponto de captação recebe, seja através de vertente, poço artesiano ou outro meio. É muito comum reservatórios extremamente pequenos serem suficientes para sistemas de irrigação devido à alta reposição de água que possuem.

- É possível colocar uma motobomba direto no poço artesiano para a irrigação?

Em muitos casos o produtor pode colocar a bomba diretamente no poço para a operação do sistema de irrigação, basta ele ter a vazão mínima suficiente para alimentar o sistema. Existe a possibilidade também do poço não ter a vazão suficiente, nesse caso pode ser colocada a motobomba para bombear até um reservatório e de lá fazer o bombeamento para o sistema de irrigação.

 

Mais informações no site: https://www.irrigat.com.br/


TAGS sistema de irrigação , irrigação , motobomba , irrigar


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2019
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.