busca
| | |

Você está em
autor Cristina Crispa
31/07/2018 10:04:30 - Atualizado em 31/07/2018 10:04:30 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Informações Artigos Científicos

Vacina para plantas pode ser alternativa a agrotóxicos

Alternativa aos agrotóxicos

Os pesticidas já tiveram seu papel na história da agricultura; contudo, se quisermos realmente proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas, está na hora de dar um salto tecnológico.

Um projeto colaborativo entre a Universidade de Helsinque (Finlândia) e o Centro Nacional Francês para Pesquisa Científica (CNRS) está propondo um caminho para essa nova rota tecnológica.

Em vez de aplicar venenos para matar as pragas e combater as doenças das culturas, o grupo propõe vacinar as plantas contra as doenças e as pragas.

Esse caminho pode tão controverso quanto o da indústria química, já que há muitas restrições à chamada biologia sintética, mas a equipe garante que as vacinas baseadas no RNA podem ser ambientalmente corretas.

Vacina para plantas

As doenças e pragas nas plantações têm sido tradicionalmente combatidas com pesticidas químicos, hoje mais conhecidos como "agrotóxicos", porque se espalham pelo ambiente e podem ser perigosos para a saúde humana, para organismos benéficos e para o meio ambiente como um todo.

"A nova abordagem para a proteção das plantas envolve a vacinação das plantas contra patógenos usando moléculas de RNA de fita dupla que podem ser pulverizadas diretamente nas folhas," explicou a professora Minna Poranen, da Universidade de Helsinque.

A vacina desencadeia um mecanismo conhecido como interferência de RNA, que é um mecanismo de defesa inato de plantas, animais e outros organismos eucarióticos, para se defenderem contra patógenos. A vacina pode ser direcionada ao patógeno escolhido usando moléculas de RNA que compartilham a identidade da sequência com os genes da praga, impedindo sua expressão.

Isto significa que as moléculas de RNA de fita dupla não afetam a expressão de genes na planta protegida, alvejando apenas a doença ou a praga da planta. O RNA também é uma molécula comum na natureza, que se degrada rapidamente, não se acumulando no meio ambiente, como os agrotóxicos, defendem os pesquisadores.

Falta legislação

Para demonstrar seu conceito, a equipe desenvolveu um novo método de produção para moléculas de RNA de fita dupla e demonstrou a eficácia das vacinas baseadas em RNA produzidas usando o método contra infecções desencadeadas nas plantas por vírus.

O método utiliza o sistema de amplificação de RNA de um bacteriófago, isto é, um vírus destruidor de bactérias, e a produção de RNA é feita dentro de células bacterianas.

Mas talvez ainda não seja a hora de vender suas ações das empresas fabricantes de defensivos agrícolas: "É difícil prever quando a vacina será disponibilizada porque ainda não existe nenhuma legislação relevante [sobre o assunto]," disse Poranen.

Bibliografia:

Synthetic biology approach for plant protection using dsRNA

Annette Niehl, Marjukka Soininen, Minna M. Poranen, Manfred Heinlein

Plant Biotechnology Journal