busca
| | |




Você está em
autor Dhiones
03/01/2010 18:04:54 - Atualizado em 03/01/2010 18:04:54 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Cresce produção de uva para fabricação de espumantes

     A produção de uva para elaboração de vinhos espumantes no Brasil vem aumentando consideravelmente.

     De acordo com informações do Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul, realizado em parceira pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Uva e Vinho, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Secretaria Estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul, a comercialização ultrapassou a casa dos 500 mil litros em 2001 para mais de 2,2 milhões de litros em 2009. Esse aumento representa o potencial do Brasil para elaborar espumantes de qualidade.

    Diversidade - Tradicional região de cultivo de videiras, o sul do Brasil - principalmente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina - apresenta características particulares, por se localizar em uma zona de clima temperado. Um aspecto importante da viticultura gaúcha são as condições ambientais de cultivo da uva e a elaboração do espumante.

     A colheita ocorre uma vez ao ano, o que agrega características únicas ao produto. Lá, os vinhos espumantes são elaborados pelo método tradicional, conhecido como champenoise, quando ocorre uma segunda fermentação na própria garrafa. Esse processo pode durar mais de dois anos, até o consumo da bebida.

     Nordeste - O semiárido brasileiro produz uva há mais de quatro décadas, e vinhos há mais de duas décadas.

     Na região, é possível conseguir duas safras de uva por ano, devido ao clima e disponibilidade de água para a irrigação. Lá, os espumantes são elaborados a partir do método charmat, com uma única fermentação. Nesse processo, o vinho fica pronto entre
40 a 90 dias.

      Segundo pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, é justamente a diversidade brasileira de clima e solo que garante o sucesso do produto nacional, fato que aumenta o potencial vitivinícola e a procura pelos nossos vinhos e espumantes.



Fonte: Com informações da Embrapa
 


 


TAGS Dumping


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2016
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.