busca
| | |




Você está em
autor Dhiones
02/01/2010 23:47:21 - Atualizado em 02/01/2010 23:47:21 cadastre sua notícia/anúncio grátis

Notícias Notícia

Governo promove agronegócio do Brasil para o mundo

     Emirados Árabes, Indonésia, China, Hong Kong, África do Sul, Arábia Saudita, Vietnã e Rússia foram países nos quais o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu missões comerciais em 2009. O calendário incluiu exposição de produtos nacionais em feiras de alimentos, além de rodadas de negócios e outras atividades de divulgação do agronegócio brasileiro. Foram oito visitas comerciais a países com potencial importador, com média participativa de 13 entidades por delegação.

     Os setores que mais se fizeram presentes foram lácteos, carnes, café, bebidas, confeitos, além de associações do agronegócio. A coordenadora-geral de Ações no Mercado Externo, da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), Telma Gondo, comemora o retorno positivo das empresas, ao reconhecerem a importância do apoio governamental, que dá mais segurança e impulso aos participantes nas feiras.

     – Isoladamente, seria mais difícil chegar a determinados mercados sem esse suporte institucional – completa.

     A programação na China serviu para aproximar, de potenciais compradores, asiáticos as cooperativas brasileiras de carnes (aves e suínos), produtos lácteos, café, soja e outros grãos, suco de laranja, algodão e plantas medicinais. Tal iniciativa mostrou ser possível diminuir a ação de intermediários com a presença de cooperativas cujos produtos já conquistaram o mercado mundial.

     O Programa de Imersão ao Agronegócio, iniciativa inédita, do Ministério da Agricultura, levou 23 representantes de postos brasileiros no exterior, a municípios em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, quando tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os setores de carnes, café, frutas, sucroalcooleiro, lácteos e grãos. Todos conferiram in loco os principais setores de exportação da agricultura brasileira, além dos trabalhos do ministério nas áreas de pesquisa, certificação e fiscalização dos produtos exportados.

     Outro importante momento foi a visita, organizada pelo Ministério da Agricultura a Uberaba/MG, de 27 embaixadores estrangeiros que atuam no País, para conhecerem os avanços técnicos da genética bovina. Na ocasião, os representantes de missões diplomáticas tiveram a oportunidade de comprovar o potencial da pecuária leiteira e de corte, em função do melhoramento genético das raças zebuínas.

    Para 2010 o calendário de viagens já prevê ações no Oriente Médio, Cingapura, norte da África e países das Américas Central e do Sul. Em janeiro, está programada reunião com representantes de entidades de classe dos setores exportadores, para validar roteiro de atividades de promoção comercial dos produtos brasileiros no exterior.

 

 

    MINISTÉRIO DA AGRICULTURA


TAGS milho


Galeria de Imagens


Comentários



Agron © 2016
Agronegócios online
Desenvolvido por Agron sob consultoria especializada criodigital | todos os direitos reservados.