Graviola possui amplas propriedades antioxidantes
Frutas exóticas: Graviola possui amplas propriedades antioxidantes.
A terceira fruta exótica em destaque pela Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) é a graviola (Annona muricata). Originária das terras baixas da América Tropical, mais precisamente da América Central e dos vales peruanos. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses, no século XIV. Tem formato ovalado e casca verde-pálida com espinhas. A polpa é branca, com sabor agridoce.
Segundo a nutricionista da Ceasa Campinas, Keila da Silva Queiroz, a fruta é fonte de fibra, vitamina C, vitamina A, taninos, cálcio, fósforo e potássio. “Estudos dermatológicos sugerem que este fruto pode promover benefício para a pele, por ser rico em vitamina C. Esta vitamina tem ação antioxidante que ajuda na eliminação de toxinas, resultando numa pele macia e suave”, comentou.
Outros compostos antioxidantes como polifenóis, saponinas e flavonoides também exercem ação anti-inflamatória. Estes antioxidantes inibem os danos dos radicais livres e previnem os primeiros sinais de envelhecimento.
A graviola pode ser consumida in natura, sob a forma de sucos e chás, a partir da infusão de suas folhas. Para o agrônomo da Ceasa Campinas, Ricardo Munhoz, não é fácil de se determinar o ponto de colheita da graviola. “Sugere-se colher os frutos quando a coloração verde-escuro da casca passe a verde-claro e as espículas se quebrem facilmente”, explicou.
O agrônomo alerta também sobre o início da produção da fruta. “Como a gravioleira é uma planta perene e só inicia a produção com dois a três anos de idade, pode-se intercalar com culturas de outras espécies”, disse.
De acordo com o permissionário Marcos Donizete Gruas, da empresa Marcão CampFrut, a disponibilidade da fruta acontece o ano todo, com picos em alguns meses. “Temos o ano todo, mas, de agosto a novembro, a oferta é maior”, comentou.
O Mercado de Hortigranjeiros da Ceasa Campinas movimenta mais de 60 mil toneladas de frutas, verduras e legumes por mês. São mais de 570 permissionários (comerciantes) em cerca de 830 lojas (boxes e pedras) que se destacam por garantir um mix completo do setor de hortaliças e frutas das comuns às mais exóticas, além de ovos, peixes, grãos, alimentos secos e cereais.
A Centrais de Abastecimento de Campinas tem pautado suas ações na responsabilidade e preocupação social, além de inovar na busca de tecnologia e excelência no seu ramo de atuação. Durante o ano de 2013, 2014 e 2015 foram realizadas ações de Inclusão digital, responsabilidade Social, Inovação Tecnológica e incentivo à agricultura familiar e à prática de Alimentação Saudável.
Entre os dias 23 a 26 de setembro, recepcionará nações do mundo para o 29º Congresso da União Mundial dos Mercados Atacadistas – WUWM Brazilian Congress – 2015 (Word Union of Wholesale Markets Annual Congress).
Fonte: Ceasa Campinas.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











